O que significa estar crucificado em Cristo Gálatas 2.20.
O que significa estar crucificado em Cristo
Gálatas 2.20.
Na época do Império Romano, quando alguém era condenado à crucificação significava que havia perdido o direito de existir. A cruz era um instrumento utilizado pelo Império Romano para expor à humilhação os seus piores inimigos. Era o símbolo máximo da vexação. Era um sinal do que aconteceria aos demais que desafiassem o poder de Roma.
O Evangelho deixa bem claro que a única sentença para o pecador é, a morte de cruz. A essência de sua mensagem é que “Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia”, I Co 15.3-5.
Jesus dizia que se o grão de trigo cair na terra e não morrer continuará só. “Mas se morrer, dará muito fruto”, Jo 12.24. Jesus falava que sem morte do velho não há manifestação do novo. Assim vemos dois aspectos, o fim e o começo, ou seja, o aspecto negativo e o aspecto positivo. Estar crucificado com Cristo implica em experimentar estes dois lados:
1) Morto para o poder do pecado. Significa que o pecado não tem mais domínio sobre a minha vida, pois a minha natureza pecaminosa foi crucificada e morta com Cristo, Rm 6.6-7.
2) Morto para a ação da Lei. Sou aceito por Deus não pelo cumprimento da Lei, mas pela fé no sacrifício de Cristo, que satisfez toda justiça de Deus, Rm 7.4.
3) Morto para a influência do mundo, Gl 6.14. Por meio da cruz de Cristo estou separado do mundo e dos seus valores antiDeus. Este já não tem mais o poder de me transformar em apenas um número do seu sistema. Quer seja econômico, social ou midiático. Deixei de ser uma “Maria vai com as outras” para ser um revolucionário.
4) Recriado para uma vida nova, Rm 6.4. O passado e suas influências ficaram para trás. “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” II Co 5.17. Faço parte de uma nova criação!
5) Recriado para a justiça, I Pe 2:24. A energia que era usada outrora para a prática do pecado é voltada para a prática da justiça, Rm 6.18. Agora a justiça pode ser praticada em todas as dimensões da vida humana.
6) Recriado para viver por fé, Rm 1.16. Somente pela fé o regenerado se apropria dos inesgotáveis tesouros escondidos em Cristo Jesus. Nele encontramos tudo o que precisamos até completarmos a nossa carreira. O círculo da vida vitoriosa começa com: Fé – Palavra – Cristo - Vida Abundante.
7) Recriado para expressar Cristo. Deus quer fazer-se conhecido ao mundo através da manifestação da vida de Cristo em nós. “Porque neste mundo somos como ele”, I Jo 4.17; II Co 4.10.
Nenhum comentário:
Postar um comentário