quinta-feira, 18 de março de 2010

IGREJA EM CÉLULAS

IGREJA EM CÉLULAS / Apresentação


Quando lemos o livro de Atos dos Apóstolos, vemos algo que todo líder de igreja gostaria de ter: cultos onde houvesse salvação de vidas aos milhares, primeiro 3000, depois 5000 pessoas, chegando, nos próximos, a contar multidões de discípulos; outros são os milagres, a presença do Senhor com eles, realizando sinais e maravilhas. Tudo isso, e muito mais, leva-nos a querer saber o que levou essa igreja a obter tantos resultados, se as condições da época eram as piores possíveis, quando comparando aos nossos dias, tendo um alto índice de analfabetismo, nenhum escrito à disposição na primeira metade do século, utilizando uma área externa do templo em Jerusalém para se reunirem, e, ainda, sob o domínio do império romano. Isso nos faz pensar, desejar e buscar uma igreja igual. Mas, qual o segredo da igreja primitiva, pois seus membros, mesmo recebendo uma saraivada de questionamentos, e, sendo perseguidos, perseveravam (permaneciam praticando e vivendo o que aprenderam dos líderes) nos ensinamentos dos apóstolos, onde a comunhão não era somente aquela que muitas das vezes tinham nos cultos de ceia, e sim algo mais excelente, visto que cada membro compartilhava com a liderança todos os projetos para a expansão do Reino de Deus. Uma igreja que os vizinhos sentiam prazer em tê-los por perto, pois caiam na simpatia e na graça deles, mostrando que havia envolvimento, (At. 2.37.47). Eles conheciam as mudanças acontecidas nas vidas de nossos irmãos, diferente de muitos cristãos, que não querem se envolver com o próximo para não se mancharem com o pecado.

O trabalho da igreja nas casas remonta do início da igreja primitiva, não sendo algo criado nos últimos séculos, mesmo tendo homens de Deus que o desenvolveram e contextualizaram. Examinando a história, verificamos que John Wesley trabalhou com grupos pequenos, e, David Yong Cho, Pastor da Igreja do Evangelho Pleno, iniciou o trabalho com pequenos grupos nos lares, no ano de 1964, expandindo para todo o mundo.

O livro de Atos dos Apóstolos relata como viviam os novos discípulos.

  1. Nossos irmãos do primeiro século tinham reuniões nas casas, com a finalidade de ensinar a Palavra de Deus e alcançar as pessoas lá onde elas convivem umas com as outras no cotidiano: nas casas, nas ruas, no trabalho, nos templos... etc. Naquelas reuniões, os recém-nascidos eram abrigados e amamentados espiritualmente no calor dos berços dos grupos caseiros. Ali aprendiam a falar e a caminhar, receberam os cuidados ternos até se tornarem jovens aptos a serem, também, novos pais para cuidarem com carinho dos novos.
    Igreja em Celulas
  2. Eles tinham uma outra reunião do grande grupo, que podemos denominar de Celebração, onde todos tinham contato com a liderança maior. Ela trabalhava no geral, e podemos ver que realizou grandes colheitas. A prática principal dessas reuniões era o ensino e a pregação.

O QUE ACONTECEU COM A IGREJA?

  1. Por aproximadamente 300 anos Satanás tentou destruir a igreja através de:
    - Perseguição política;
    - Privação econômica;
    - Sublevação social;
    - Heresia interna.
  2. Não conseguindo destruí-la, ele tentou neutralizá-la?

    Primeiro: A igreja recebeu reconhecimento e sanção.

    Segundo: As pequenas comunidades nas casas foram removidas e passaram a ter reuniões apenas em templos similares aos atuais. Passou a existir a igreja catedral ou central. Isso ocorreu por volta do ano 312 d.C.

    O QUE MUDOU...
    A Adoração;
    A comunhão;
    A Liderança;
    Os Prédios;
    Os membros que eram atuantes passaram a ser consumidores, apenas crendo, e não praticante;
    O trabalho passou a ser feito somente pela liderança.
    Por 1700 anos só a igreja catedral ou central esteve em prática, criando uma cultura que tem dificultado seu crescimento, reduzindo drasticamente o relacionamento entre os irmãos, afastando-os de suas responsabilidades com o Reino de Deus.

O RETORNO AOS VALORES BÍBLICO

As Comunidades Cristãs de Base ou Células vêm trazer de volta os mesmos princípios e valores da igreja primitiva, levando-nos a realizar o trabalho do Senhor nos lares... e nos templos. Como resultado, temos hoje o crescimento em qualidade, comunhão e quantidade, (At. 2.42-47).

Apresentação | O que é uma célula? | Porque células na igreja? |
A igreja baseada em células | Propósitos das células

Busca

Nenhum comentário:

Postar um comentário